Última Hora
Hls Coimbra Horizontal 01nov A 30nov
Caminhos 16 A 23 Novembro 2024
Pub

Como financiar uma pequena empresa: 5 dicas

Fundar uma pequena empresa é uma aventura que não deixa de compreender os seus desafios e obstáculos – uma das barreiras mais significativas está em assegurar o financiamento necessário para concretizar o seu sonho ou elevar a empresa de que já é proprietário ao próximo nível. Num mercado tão competitivo quanto aquele em que vivemos atualmente, encontrar a opção de financiamento adequada parece ser algo de avassalador logo à partida, mas, através de uma abordagem estratégica e da posse de toda a informação necessária, encontrar-se-á perfeitamente capacitado para contornar quaisquer dificuldades.

Neste artigo, delineamos cinco dicas fundamentais para financiar a sua pequena empresa, sendo que nos focaremos em métodos eficazes e diretos como um crédito simples, de modo a simplificar o seu caminho para o sucesso.

 

As nossas 5 dicas essenciais

1. Afira as suas necessidades financeiras

O primeiro passo para garantir o financiamento do seu empreendimento está na determinação exata do montante de que necessita e daquilo em que vai utilizá-lo.
Para tal, deverá proceder a uma análise detalhada do seu plano de negócio, incluindo custos iniciais, despesas operacionais e projeções de crescimento.
Ao compreender as suas necessidades financeiras, conseguirá definir a sua procura por financiamento com maior propriedade.
Quer tenha em vista um empréstimo rápido e simples ou outras opções de financiamento mais tradicionais, um plano financeiro claro é fundamental para ser bem-sucedido.

2. Explore opções de crédito simples

No que toca à obtenção de financiamento, aspetos como simplicidade e celeridade são impagáveis; ao comparar as várias ofertas de crédito simples disponibilizadas pelo mercado financeiro, verá que o processo de solicitação é extraordinariamente simples, uma vez que a decisão de concessão é rápida e o acesso ao financiamento é praticamente instantâneo.
Este género de empréstimos foi concebido para ir direto ao assunto, o que acaba por proporcionar uma solução livre de preocupações e burocracias desnecessárias para os futuros proprietários de pequenas empresas.
Sempre que considerar contrair um empréstimo simples (ou crédito fácil, se quisermos), procure por termos e condições transparentes, taxas de juros competitivas e opções de reembolso flexíveis que se enquadrem no fluxo de receitas do seu negócio.

3. Considere mais do que uma fonte de financiamento

Não limite a sua procura por crédito apenas a um tipo de financiamento – o que não falta no mercado é toda uma variedade de opções de financiamento simples, de empréstimos bancários tradicionais e linhas de crédito a plataformas de empréstimo alternativas.
Cada opção tem o seu próprio conjunto de vantagens e requisitos, pelo que é fundamental efetuar uma pesquisa e estabelecer um termo de comparação para encontrar a melhor opção para o seu negócio.
Por vezes, a combinação de diversas fontes de financiamento proporciona uma estrutura financeira perfeitamente indicada para as suas necessidades.

4. Construa um perfil de crédito empresarial robusto

O perfil de crédito da sua empresa é fundamental para a obtenção de financiamento; como tal, comece por estabelecer um histórico diferente, na qualidade de pessoa coletiva.
Para lá chegar, pense, por exemplo, em obter um cartão de crédito da empresa, abrir contas com fornecedores que relatam os pagamentos efetuados a agências de crédito comercial e garantir que todas as dívidas são pagas atempadamente.
Um perfil de crédito comercial robusto abre-lhe as portas a melhores termos e condições de financiamento, assim como a plafonds mais elevados.

5. Prepare uma apresentação convincente

Independentemente de querer solicitar um empréstimo rápido e simples ou fazer uma apresentação a potenciais investidores, é necessário que se mostre seguro em relação à sua proposta.
Articule claramente o seu plano de negócio, as oportunidades de mercado, a vantagem competitiva, projeções financeiras e, naturalmente, de que forma pretende utilizar o financiamento para cumprir os seus objetivos.
Prepare-se para responder a questões sobre o seu plano de negócio e necessidades financeiras, de modo a assegurar potenciais investidores de que é um empreendedor bem preparado que pretende levar a cabo as suas responsabilidades.

Para concluir

O financiamento de uma pequena empresa requer uma abordagem cuidada e estratégica, embora, através das ferramentas e informação adequadas, seja inteiramente possível garantir o montante de que precisa para prosperar.
Ao avaliar as suas necessidades financeiras, explorar opções de crédito simples, considerar mais do que uma fonte de financiamento, construir um robusto perfil de crédito comercial e preparar uma proposta convincente, encontra-se no caminho certo para ser bem-sucedido.
Lembre-se de que a chave para assegurar o financiamento necessário para a sua ideia de negócio consiste em escolher os sócios certos, alguém que compreenda e apoie a concretização dos seus objetivos comerciais.
Mantenha estas dicas à mão para simplificar e garantir a aprovação do seu financiamento e, naturalmente, prosperar no mundo empresarial.

Como financiar uma pequena empresa
Foto: Andrea Piacquadio/Pexels
Março 21, 2024 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right