Marchas de S. Pedro atraem multidão ao centro de Cantanhede
A Praça Marquês de Marialva em Cantanhede foi palco principal das marchas populares em honra de São Pedro, contando com mais de 600 marchantes de nove coletividades a desfilarem pelas ruas da cidade.
A Praça Marquês de Marialva tornou-se o epicentro das marchas populares de Cantanhede em honra de São Pedro, padroeiro da cidade. O desfile, organizado pelo município, com o apoio da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, reuniu mais de 600 marchantes em representação de nove coletividades.
Tradição popular fortemente enraizada na comunidade e que retrata antigas e atuais vivências do quotidiano das comunidades locais, as marchas populares juntaram milhares de pessoas, com maior expressão na Praça Marquês de Marialva, onde terminaram. Antes, os marchantes iniciaram o percurso na Rua dos Bombeiros Voluntários, junto à loja do Cidadão, seguindo pela Rua dos Namorados, Largo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa e Rua Marquês de Marialva.
Participaram na edição deste ano as marchas da Gira Sol, Sepins, Tocha, Febres, Arrôtas, Fontinha, Vilamar, Cantanhede e Murtede, num total de 632 participantes. As coreografias apresentadas pelos grupos de marchantes retrataram temas diversos como Arrôtas em Flor (Marcha das Arrôtas), Santos Populares (Marcha de Cantanhede), a Missão das Plantas (Marcha da Gira Sol), Febres, Terra de Ouro (Marcha de Febres), Fontinha Encanta e a Marcha Dança! (Marcha da Fontinha), Conto Mágico (Marcha de Sepins), Tradições da Minha Aldeia (Marcha da Tocha), É Peixe do Nosso Mar (Marcha de Vilamar) e o 50 Anos do 25 de Abril (Marcha de Murtede).
Julho 2, 2024 . 14:31