Paris: O que fazer na cidade das luzes?
Há uma razão pela qual Paris continua entre as cidades mais visitadas do mundo. Os seus bairros pitorescos e fáceis de caminhar foram moldados por séculos de história cultural e política, e qualquer visita curta envolverá decisões difíceis. Monumentos como Notre-Dame e a Torre Eiffel dispensam apresentações e são de paragem obrigatória numa primeira visita. Nunca se ouviu falar tanto de Paris como agora nos jogos olímpicos e é provável que lhe tenha dado uma vontade súbita de visitar paris depois de ver aquela majestosa inauguração com a Torre Eiffel de plano de fundo? Se sim, venha daí porque este guia contem algumas coisas que não dever perder na cidade das luzes.
Torre Eiffel: A torre mais conhecida do mundo
Quem nunca ouviu falar na Torre Eiffel? Foi construída em 1889 pela empresa do engenheiro Gustaf Eiffel como entrada para a Feira Mundial de 1889. Incluindo a ponta, a Torre Eiffel tem 324 m de altura e é a estrutura mais alta de Paris. As fotos aqui não vão desiludir já que este é um dos sítios mais instragramáveis e trend do momento. Opte por ir "fora de horas" onde a probabilidade de encontrar multidões é menor.
Montmarte: O bairro mais cool
Montmartre é um bairro encantador na encosta com vistas incríveis de Paris. Era um local popular para artistas mundialmente famosos que trabalharam e viveram em Montmartre, como Picasso e van Gogh. No topo da colina, encontrará a famosa Basílica de Sacré-Coeur, um importante monumento político e cultural. Não perca a Igreja de San Pierre e as pequenas vinhas perto do Museu de Montmartre. No sopé da colina, existe o famoso Moulin Rouge, o berço histórico da dança can-can francesa.
Um passeio no Rio Sena
O Rio Sena não é certamente o rio mais limpo do mundo e prova disso foram os atuais testes feitos à àgua para os jogos olímpicos, mas é certamente um dos mais bonitos porque as paisagens são de cortar a respiração. Se vai visitar Paris, isto deve estar presente na sua "bucket list" porque ir a Paris e não dar um passeio no Rio Sena é como ir a Roma e não ver o papa. A disposição dos monumentos da cidade permite ver muitos deles a partir do rio e este tipo de cruzeiro/passeio é uma oportunidade perfeita para o fazer de uma forma original e descontraída.
A quase finalizada Notre-Dame
Notre-Dame, que significa "Nossa Senhora de Paris", é uma famosa catedral gótica medieval localizada na Île de la Cité, no centro de Paris. A catedral está cheia de elementos góticos impressionantes e foi amplamente concluída no século XIII. Foi gravemente danificada durante a Revolução Francesa e resgatada da destruição por Napoleão. A catedral é conhecida pela história do Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo. Próximo da catedral, visite a Conciergerie, um antigo palácio real medieval e prisão durante a Revolução Francesa.´
É um fã de futebol? Parque dos príncipes!
Se é um fã de futebol sabe que as grandes estrelas do futebol mundial jogam em Paris. Infelizmente já não pode ver o Mbappé a fazer aqueles golos de levantar o estádio, nem as fintas do Messi, mas ainda pode ver grandes estrelas no Parque dos Príncipes, nomeadamente as Portuguesas como Nuno Mendes ou Gonçalo Ramos. Se não perde um bom jogo, o Parque dos Príncipes é a casa do Paris Saint Germain e é uma paragem obrigatória para todos aqueles que adoram ver a bola a rolar.
Levar os miúdos à Disneyland Paris?
Primeiro mito desvendado: a Disneyland Paris não é só para crianças. Tanto as crianças como os adultos têm uma longa lista de coisas para ver e fazer na Disneyland Paris. Se for com crianças, é uma visita quase obrigatória. Se não vai com crianças, mas vai passar vários dias em Paris, recomendo que aproveite para fazer uma escapadela. É facilmente acessível a partir do centro de Paris e a experiência vale bem a pena para os amantes do cinema e das atracções. Se é um fã de adrenalina, também vai para o sítio certo porque as melhores montanhas russas de França estão na Disneyland Paris.
Palácio de Versalhes vale a pena?
Sim, muito! Qualquer deslocação ao Palácio de Versalhes a partir de Paris exige quase um dia inteiro e é ideal se marcou vários dias em Paris. É possível chegar a Versalhes de comboio ou alugar um transporte privado com uma visita guiada. Ao planear a sua visita, verifique os horários de funcionamento do Palácio de Versalhes e esteja ciente de que as filas para os bilhetes podem ser de pelo menos duas horas. Reservar os seus bilhetes com antecedência irá poupar-lhe um tempo valioso que poderá depois dedicar a explorar o interior do Palácio de Versalhes.
Paris, a Cidade das Luzes, oferece uma miríade de experiências únicas que vão desde a majestosa Torre Eiffel até ao encantador bairro de Montmartre. Seja a descobrir a rica história da Notre-Dame, a fazer um passeio de barco pelo Rio Sena, a assistir a um jogo emocionante no Parque dos Príncipes ou a vivenciar a magia na Disneyland Paris, cada visitante encontrará algo que o fascinará.