Feira das Culturas quer revolucionar agricultura no Baixo Mondego
A iniciativa Mondego Agrícola - Feira das Culturas decorre quinta-feira e sexta-feira, em Sabico das Areias, Montemor-o-Velho. Em pleno campo, numa área de 20 hectares, o certame apresenta técnicas de cultivo inovadoras, designadamente ensaios de culturas de milho e de arroz, de girassol, sorgo e batata.
Estes campos de ensaio constituem uma das maiores atrações da feira, sublinha a organização, uma parceria entre a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM), Câmara de Montemor-o-Velho, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Associação Diogo de Azambuja (ADA) e Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho (CACM). Precisamente com esse objetivo, os campos e canteiros foram «plantados com a antecedência necessária para poderem agora ser exibidos», esclarece. «Os visitantes podem, assim, conhecer as variedades com maior adaptabilidade ao Vale do Mondego», adianta.
O certame conta com os habituais expositores e demonstrações de máquinas agrícolas mais adequadas às práticas de cultivo da região (ceifeiras, tratores e alfaias), bem como de empresas de produtos fitofarmacêuticos, sementes, fertilizantes e pesticidas com as soluções mais adequadas às diferentes culturas do Vale do Mondego, assim como expositores com tecnologias avançadas para práticas agrícolas, pecuárias e florestais.
«Mais do que uma feira expositiva, o Mondego Agrícola é um evento de referência, que oferece uma vasta gama de atividades projetadas para explorar e demonstrar as mais recentes inovações no setor agrícola no Baixo Mondego», afirma Décio Matias, presidente da ADA.
A sessão de abertura está marcada para quinta-feira, às 14h30, no auditório do Campo do Sabico, com a presença do presidente da Câmara, Emílio Torrão, da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, de Décio Matias, presidente da ADA, e de José Pinto Costa, da CACM.