A queima silenciosa de plástico e as suas consequências
Setembro 10, 2024 . 10:08
Anualmente, produzem-se cerca de 250 milhões de toneladas de resíduos plásticos, incluindo garrafas, pontas de cigarro, embalagens e outros materiais descartáveis
Uma parte significativa destes resíduos é reciclada e outra acaba em aterros. No entanto, um estudo publicado este mês na revista Nature [A local-to-global emissions inventory of macroplastic pollution] revela que uma quantidade substancial de resíduos plásticos é queimada a céu aberto, causando sérios riscos para a saúde global.
Segundo o estudo, 21% do plástico descartado não é gerido corretamente, ou seja, nunca chega a aterros ou locais de reciclagem. E 57% deste plástico é queimado, libertando poluentes prejudiciais para a atmosfera. Ainda de acordo com o artigo, os países do chamado Sul Global estão entre os que mais contribuem para esta prática. Em 2020, só na Índia, foram queimadas cerca de 5,8 milhões de toneladas de plástico. Na Indonésia, o número chega a 1,9 milhões de toneladas. A Rússia também aparece entre os maiores poluidores, queimando mais de 1,4 milhões de toneladas de plástico.
Para continuar a ler este artigo
Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agoranosso assinante:
Se já é nosso
assinante:
assinante:
Inicie sessão
Tags:
Setembro 10, 2024 . 10:08