Última Hora
Pub

“A nossa cidade ficará muito melhor servida. Sem dúvida: está a valer a pena”

Setembro 16, 2024 . 06:04

“A nossa cidade ficará muito melhor servida. Sem dúvida: está a valer a pena”

Ana Bastos, vereadora na Câmara de Coimbra, explica os próximos passos de uma empreitada que está a revolucionar a cidade, causando inúmeros constrangimentos na circulação rodoviária.

Diário de Coimbra - Estamos em fase de  regresso às aulas e com ele, já sabemos, vem o aumento de trânsito. Que cidade vamos ter nestas próximas semanas a este nível?

Ana Bastos - Antes de responder às suas questões, deixe-me dirigir-me a todos os conimbricenses. Não para um pedido de desculpas mas para um pedido de compreensão. Estamos a fazer tudo o que é possível para construir uma cidade mais ousada, mais moderna, mais confortável… No fundo, a cidade com que todos sonhamos e merecemos. Estamos a dotar Coimbra das infraestruturas que nos permitam a nós, aos nossos filhos e aos nossos netos sermos mais felizes na cidade que escolhemos para viver… É um processo que leva o seu tempo, nada se faz do dia para a noite, mas seguramente que é uma espera que vai valer a pena.

É verdade que todos os conimbricenses têm sofrido com as obras. Na Câmara Municipal  de Coimbra temos perfeita consciência desses contratempos e também nós os sentimos.

Lamentamos todos os transtornos provocados pelas obras, mas, como todos facilmente perceberão, não há futuro nem progresso que não conheça estas dificuldades.

Quando os conimbricenses votaram em nós foi na esperança de existirem mudanças e de a cidade mexer. Pois é exatamente isso que está a acontecer: depois de muitos anos de estagnação, em que nada ou muito pouco aconteceu, a cidade de Coimbra está em franca transformação e com mudanças muito profundas, entre outras coisas com um processo de reformulação global do sistema de transportes.

Esta “revolução” está em marcha e ninguém a poderá parar. No final e depois de retirarmos todas as vedações e estaleiros, o que ficar à vista será um grande orgulho para todos os que verdadeiramente amam a cidade.

Neste início de setembro, teremos ainda uma cidade com alguns constrangimentos em consequência das muitas e fundamentais obras que estamos a levar a cabo, mas há muitas e boas novidades que irão certamente agradar a todos. Antes do arranque do ano letivo, iremos assistir ao levantamento de uma série de condicionalismos, num processo acelerado de reposição das possíveis condições de circulação.

Coimbra esteve parada no tempo demasiados anos e está agora a recuperar o tempo perdido

No passado dia 26 de agosto foi aberta ao trânsito a rotunda da ACIC, o que melhorou a ligação da Solum à zona da Alta. Também a Ponte de Santa Clara foi reaberta no passado dia 30, cumprindo o prazo pré-estabelecido. A reabertura da R. D. Manuel I a 6 de setembro repôs a circulação em torno do Estádio Municipal. A semana passada, abriu a frente rio na ligação entre a Estação Nova e a Ponte de Santa Clara. Também a Rua. Sanches da Gama reabriu , restabelecendo o circuito de ligação entre o Bairro Norton de Matos e a Rua do Brasil. A Avenida Fernão de Magalhães, junto à loja do Cidadão, já abriu sem condicionamentos. Estamos concluir a obra da Estrada de Eiras. Apesar da complexidade e do emaranhado de infraestruturas subterrâneas existentes, a conclusão da rotunda da Portagem, ocorrerá ainda esta semana.

A conclusão de todas estas frentes de trabalho, numa época onde reconhecidamente as empresas dispõem de meios humanos reduzidos, só foi possível dado o esforço conjunto das várias entidades envolvidas, assumindo aqui a Câmara  de Coimbra e a Infraestruturas de Portugal (IP) um papel central.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right