Canil de Azeméis retirou os 170 cães antes de o fogo chegar a Ossela e ameaçar casas
Canil intermunicipal foi totalmente evacuado com a colaboração da comunidade civil e de associações locais e regionais
O Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, em Oliveira de Azeméis, conseguiu retirar segunda-feira os seus 170 cães para acolhimento temporário noutros locais antes de o fogo chegar a Ossela, onde ameaçou várias casas.
Segundo revelou hoje fonte da estrutura que acolhe animais errantes de seis concelhos do distrito de Aveiro – Azeméis, Arouca, Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra – foi bem-sucedido o apelo dirigido segunda-feira à tarde à população, no sentido de que disponibilizasse coleiras, trelas e apoios para o transporte dos referidos cães, assim permitindo agilizar o plano de evacuação desse equipamento.
“O canil intermunicipal foi totalmente evacuado com a colaboração da comunidade civil e de associações locais e regionais. Os nossos patudos estão salvaguardados graças ao esforço coletivo de todos”, afirma a referida fonte.
A todos os cidadãos particulares e às 15 entidades que recolheram os 170 animais, o canil cedeu ração para vários dias de acolhimento temporário. Alguns dos cães foram mesmo adotados, de acordo com processos que já estavam em curso e que foram antecipados apenas alguns dias para garantir a segurança dos animais.
Tags:
Setembro 17, 2024 . 10:48