Câmara quer limite de 30 km/hora no Bairro Norton de Matos
A vereadora da Câmara de Coimbra com a pasta da mobilidade afirmou ontem que o município está a trabalhar num projeto para transformar o Bairro Norton de Matos numa zona com limite de velocidade de 30 km/hora.
«Para mim, o Bairro Norton de Matos é uma zona 30 por natureza. Tem uma estrutura perfeitamente compatível, é apenas uma questão de investimento na infraestrutura e de requalificação do espaço público», declarou a vereadora Ana Bastos à agência Lusa, após ter participado num dos painéis da conferência “Espaço Público Partilhado – O Desafio”, organizada pela Câmara de Coimbra, durante a Semana Europeia da Mobilidade.
Para a responsável, não pode haver «simplesmente ruas com estacionamento de um lado e do outro», como existe agora naquele bairro de Coimbra, considerando que o estacionamento não pode dominar o espaço público, que tem de ser dominado «pelo verde», com «parques e zonas de fruição urbana».
Segundo Ana Bastos, docente especialista na área e que coordenou o manual de apoio à implementação das zonas 30 para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), não basta afixar placas a definir o limite de velocidade.
Entre as intervenções necessárias estão medidas físicas de acalmia de tráfego, que podem até ser aplicadas, em alguns casos, através da regulação do estacionamento na zona.