Coimbra Invest Summit “está dentro do ADN” do Politécnico
No Politécnico de Coimbra é conhecida a sua estreita ligação ao tecido empresarial, que o presidente da instituição, Jorge Conde, faz questão de frisar para mostrar o sentido da renovada parceria do Politécnico com a Câmara de Coimbra na realização da segunda edição do Coimbra Invest Summit, que decorre de 9 a 11 de outubro, no Convento S. Francisco.
Jorge Conde destaca, de resto, o esforço contínuo que tem vindo a ser feito no sentido de fazer do Politécnico de Coimbra uma «instituição do território, ligada às empresas, às autarquias, às instituições sociais». «Quando recebemos o convite para nos mantermos ligados ao Coimbra Invest Summit, isso faria todo o sentido, porque estamos a falar de um evento que pretende trazer empresas, que pretende trazer investimento para Coimbra e mais investimentos e mais empresas são mais campos de trabalho para o Politécnico, são mais empregos para os diplomados do Politécnico», afirma, frisando que o evento Coimbra Invest Summit «está dentro daquilo que é o ADN» da instituição de ensino que agrega seis escolas superiores.
O evento deste ano coloca em destaque três clusters principais, dois quais dois que já vêm da primeira edição – saúde e tecnologia – e um terceiro, novo, dedicado à área espacial que está a emergir na cidade.
No Politécnico é, sobretudo, o campo tecnológico que sobressai, numa instituição que «forma cada vez mais para a tecnologia e com a tecnologia em todas as áreas». «Estamos cada vez mais tecnológicos na maneira de ensinar e na maneira de formar», diz ainda Jorge Conde, frisando que, na saúde, o Politécnico tem uma escola dedicada que é «uma das mais importantes do país», pelo que o cluster da saúde é «relevante».