Fabricante sueca de baterias Northvolt despede 1.600 trabalhadores
A fabricante de baterias elétricas Northvolt anunciou hoje o despedimento de 1.600 trabalhadores na Suécia, cerca de um quinto de toda a sua força de trabalho, no âmbito de um plano de redução de custos.
A empresa sueca, que é parceira da Galp para a refinaria de lítio em Setúbal, tinha comunicado há duas semanas que ia despedir trabalhadores, sem adiantar números.
Hoje, a Northvolt avançou que vai despedir 1.000 pessoas nas suas instalações em Skellefteå, 400 em Västerås e 200 em Estocolmo.
A empresa destacou a necessidade de adaptar as suas operações a uma situação macroeconómica “difícil” para garantir uma base de custos “sustentável”.
“Embora a situação para a eletrificação permaneça forte, precisamos de garantir que tomamos as ações certas no momento certo, para responder aos ventos contrários no mercado automóvel e ao clima industrial”, afirmou a empresa, em comunicado, citado pela EFE.
A fabricante de baterias elétricas suspendeu recentemente os planos para construir outra fábrica na cidade sueca de Borlänge e adiou por um ano a construção da sua fábrica no Canadá.
O primeiro-ministro sueco, o conservador Ulf Kristersson, voltou hoje a afastar a injeção de capital do Estado na empresa.
Fundada em 2015, a Northvolt é especializada na tecnologia de iões de lítio para veículos elétricos e emprega cerca de 6.500 pessoas.