Última Hora
Pub

Frederico Corado apresenta o filme “A Memória das Sombras” em Gouveia

A mais recente obra cinematográfica do realizador “é uma revisitação” de dois filmes feitos por Lauro António, seu pai

O realizador Frederico Corado vai participar no domingo na sessão de estreia do seu novo filme, "A Memória das Sombras", na aldeia de Melo, concelho de Gouveia.

A mais recente obra cinematográfica de Frederico Corado “é uma revisitação de dois filmes feitos por Lauro António”, seu pai: "Prefácio a Vergílio Ferreira" (1975) e "Vergílio Ferreira numa Manhã Submersa" (1979).

Esta revisitação do autor do romance “Manhã Submersa”, em Melo, terra natal do escritor, cruza a voz do próprio Vergílio Ferreira (1916-1996) nos filmes de Lauro António, falecido em 2022, com 79 anos.

A organização informou que o filme terá a primeira exibição no domingo, às 10:30, na Capela da Misericórdia de Melo, distrito da Guarda, no âmbito do 3.º Festival Literário ‘Em Nome da Terra’.

A sessão inclui uma conversa com a participação de Frederico Corado e Evelina Oliveira, moderada por Jorge Costa Lopes, subordinada ao tema "Tanto como já li e aprendi e guardei. E nada disso me serve para olhar uma simples flor" (do diário “Conta-Corrente V”, 1987, de Vergílio Ferreira).

O filme foi “feito propositadamente” para a Casa Para Sempre, que vai abrir esta semana ao público em Melo, de acordo com um comunicado ontem divulgado.

Com imagem de Beatriz Cachulo, "A Memória das Sombras" usa som dos filmes "Prefácio a Vergílio Ferreira" (1975) e "Vergílio Ferreira numa Manhã Submersa" (1979), os dois com voz do escritor falecido em 1996, além de fotografias das rodagens dessas películas e também do filme "Manhã Submersa" (1980).

Trata-se de uma produção da Área de Serviço - Projecto de Criação Artística, em resposta a uma encomenda da Casa Para Sempre, da Câmara Municipal de Gouveia.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right