Última Hora
Pub

Vale de S. Miguel vai ter novo edifício habitacional

Cooperativa de Habitação e Construção Mondego, em Coimbra, abriu concurso para a construção de novo lote

Volvidos vinte e dois anos sem o surgimento de nova habitação a custos controlados, a Cooperativa de Habitação e Construção Mondego (CHCM) congratulou-se por relançar este tipo de empreendimentos pela mão do setor cooperativo, em Coimbra. Ontem, dia em que completou 49 anos de atividade, foi aberto concurso para a construção do  Lote 7 da Urbanização Vale de São Miguel, com a presença de sete empresas às quais foram entregues os cadernos de encargos da obra. Espera-se que até ao final de outubro cheguem as respetivas propostas de orçamento, de forma a que seja possível lançar a construção do edifício dentro de um mês, auspiciando-se que daqui a um ano já seja possível comercializar os apartamentos.

Em conversa com o Diário de Coimbra, Adelino Besteiro, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Habitação e Construção Mondego, revelou que este novo edifício irá ter algumas novidades em relação a construções anteriormente feitas, seja em termos de materiais ou de áreas dos apartamentos. «A construção será em tudo equivalente à construção comercial, ao que se faz no setor privado», porém, não serão implementados os valores comerciais, pelo que permite construir e disponibilizar as habitações a preços mais acessíveis, «nunca a menos de 30% abaixo do mercado». Porém, Adelino Besteiro considera que se houvesse ajudas ao setor cooperativo, nomeadamente por parte da autarquia na cedência do terreno (à semelhança do que já acontece nos municípios de Lisboa, Porto, Setúbal, como enalteceu o responsável), «poderia construir-se a 40% abaixo do mercado», o que iria ajudar muito na regulamentação dos preços praticados neste segmento de construção, satisfazendo uma franja da população que não é elegível para a habitação social mas que também não tem capacidade para fazer face aos «valores especulativos» praticados atualmente no mercado imobiliário. «Está nas mãos da Câmara» que seja uma realidade também em Coimbra, afiança o presidente da CHCM.

O Lote 7 da Urbanização Vale de São Miguel terá 12 apartamentos de várias tipologias: dois T1, sete T2, um  T3 e dois T4, incorporando pela primeira vez neste tipo de construção cooperativa garagens fechadas para todos os fogos.  Este novo empreendimento conclui a construção dos 12 lotes do Vale de S. Miguel.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right