Alerta para proliferação da planta invasora erva-das-pampas
A socialista Rosa Isabel Cruz partilhou a «grande preocupação da comunidade científica» com o crescimento em Portugal da «planta invasora cortante e alergénica conhecida por a erva-das-pampas, de nome científico cortederia selloana». Há uma «grande quantidade desta espécie invasora em Santo António dos Olivais, na Rua Francisco Sá Carneiro», expõs, já depois de lembrar que em 2022 o município aderiu à “Estratégia Transnacional contra a cortederia selloana”, associando-se também à “Semana das espécies invasoras 2022: Portugal e Espanha”, para remoção destas plantas.
As questões que deixou, sobre acompanhamento da situação ou de estratégias desenvolvidas, seriam respondidas por Carlos Lopes, com o vereador com o pelouro do Ambiente a garantir que a situação está a ser acompanhada desde 2022. Desta e de outras invasoras, disse, ao dar conta de quatro intervenções já realizadas.
Sobre esta planta, o Diário de Coimbra divulgou um alerta de Hélia Marchante, professora da Escola Agrária, na edição de 1 de outubro.