Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Oliveira do Hospital vive momento ímpar de modernização

Feriado municipal foi “dia da dignificação, da valorização e da exaltação de todos os cidadãos”

O Município de Oliveira do Hospital comemorou ontem o seu feriado municipal ao «dignificar, valorizar e exaltar todos os cidadãos do concelho». Depois de inaugurar a Casa da Cultura, o presidente da Câmara aproveitou a ocasião para «prestar contas» aos seus munícipes, numa altura em que se completam três anos de mandato.

No novo equipamento cultural, José Francisco Rolo afirmou que «Oliveira do Hospital está a atravessar um processo de modernização de que não há memória na sua história», mas não esquece as «obras que foram além das expectativas de execução e que causaram constrangimentos». Assim, o autarca, voltou a pedir desculpas «pelas situações que correram menos bem e impactaram negativamente na vida dos cidadãos». Apesar de todos os incómodos, Rolo acredita que «como oliveirenses temos orgulho em ver as crianças num Campus Educativo que é um dos mais modernos da região Centro», um investimento que supera os 6 milhões de euros.

Quanto ao Centro Histórico, hoje é uma «renovada zona da cidade» e está «patrimonialmente mais  valorizada». Outrora «abandonado», o Parque dos Marmelos foi «devolvido» aos cidadãos como um segundo pulmão verde da cidade. Ali mesmo ao lado, o Centro de Saúde irá sofrer obras de ampliação e remodelação, num investimento de 3 milhões de euros financiados na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Até estar concluído o projeto, os serviços passarão para a antiga escola primária da cidade no próximo dia 18 de outubro. E é «precisamente nessa escola que o Politécnico de Coimbra e a Câmara Municipal pretendem construir as futuras instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão».

«Agora que já está acautelada a residência de estudantes, cujas obras já estão em curso, que seja acautelado também o espaço onde podem estudar», avançou, explicando que foi já apresentada uma candidatura na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) para que se torne realidade.

Perante «obras perspetivadas para um futuro promissor e de longo prazo», Rolo destacou a Casa da Cultura César Oliveira, «uma obra que tanta tinta fez correr, mas que hoje está de portas abertas e ao dispor de todos».

Na sessão comemorativa foram entregues medalhas de Mérito Escolar a Ana Beatriz Fonseca, Rodrigo Neves, Mafalda Correia, João Afonso e Karine Florêncio; de Valor e Dedicação Municipal a Fernando Prata Durães e Manuel de Melo Cruz; e de Mérito Municipal a Artur dos Santos Correia, José Carlos Mendes, José Ricardo Coelho, Luciano Lourenço, Lucinda Maria Brito, mestres alfaiates Joaquim Mendes e Otávio Maceirinhas, e Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Outubro 8, 2024 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right