Vacinação nas farmácias segue a bom ritmo
Fernando Augusto e Maria Fernanda Ralha, com 67 e 66 anos, respetivamente, vacinaram-se na manhã de hoje na Farmácia São Sebastião para se protegerem durante este inverno. O casal mora no Dianteiro e escolheu aquela farmácia para se protegerem contra possíveis gripes ou mesmo do Covid-19 durante o inverno que se avizinha.
«No ano passado levei e não tive nenhum problema, nos anos anteriores apanhava várias gripes, com febre e tudo», conta-nos Maria Fernanda depois de ter levado as duas vacinas que fazem parte da campanha de vacinação deste inverno. Opinião partilhada pelo marido que decidiu na semana passada fazer o agendamento da vacinação para os dois.
Ana Pimentel, diretora técnica da Farmácia São Sebastião, nos Olivais, afirma que a «adesão tem corrido muito bem». «Muitos dos utentes já tomaram em anos anteriores e continuam a tomar», avança, em conversa com o Diário de Coimbra.
Face a algumas reticências quanto à vacina contra o Covid-19, Ana Pimentel salienta o trabalho dos farmacêuticos na sensibilização e no esclarecimento destes utentes que duvidam da eficácia da mesma.
«Há casos excecionais de pessoas que ainda têm medo, mas depois de uma explicação breve e tendo confiança nos nossos conhecimentos acabam por aceitar fazer a vacinação», avança.
Na Farmácia Coimbra, no Coimbra Shopping, muitos utentes já foram vacinados logo no arranque da campanha no dia 20 de setembro, mas com a chegada do mau tempo Ana Leite, diretora técnica, realça que têm tido «mais pedidos de agendamento».
«Estamos a ter uma boa adesão, contudo ligeiramente mais baixa do que no ano passado», afirma.
Durante a manhã de ontem, Manuel Miranda, de 68 anos, foi um dos vacinados com a vacina contra a gripe, uma vez que teve Covid-19 há poucas semanas. «Psicologicamente fico mais tranquilo, quanto à eficácia nunca sabemos se ficamos totalmente imunes ou não, mas tomo sempre», ressalvou.
Veja aqui a reportagem do Diário de Coimbra junto de duas farmácias em Coimbra.