"Rumo à Eficiência" é tema do Urban Water Summit a decorrer no ISEC
"Rumo à Eficiência" é o mote para o Urban Water Summit, um evento em torno do setor da água que está a reunir hoje no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra, mais de 200 participantes, incluindo gestores de água, engenheiros, especialista do setor e representantes de empresas ligadas à gestão de recursos hídricos, empenhados em discutir inovações e boas práticas no setor da água.
O ISEC é parceiro e patrocinador do evento, ao qual está associado por ser, ao longo dos últimos anos, uma referência no desenvolvimento de conhecimento e inovação tecnológica no setor da água, o que faz dele o «local ideal» para receber um evento que é focado na festão sustentável da água. O mesmo referiu, na sessão de abertura do evento, Mário Velindro, que apontou a água como «um bem finito», salientando que «a produção técnica ou o saber fazer é indispensável para a materialização das descobertas científicas» que vão surgindo neste setor.
«Sem a habilidade de transformar teorias em soluções concretas e funcionais, o progresso técnico seria limitado», afirmou o responsável, adiantando que, particularmente neste setor, «o domínio prático, aliado à investigação científica, garante que o engenheiro tenha uma visão holística dos problemas, sendo capaz de integrar o conhecimento teórico com a expertise técnica para alcançar resultados eficientes e aplicáveis».
Durante a manhã foi abordada a temática da Importância da Telemetria Residencial, com a participação da Águas de Coimbra, Águas da Figueira e o Município de Vila do Bispo, seguido de um debate entre os intervenientes. Durante o dia foram feitas várias apresentações técnicas sobre temas como a modelação hidráulica, eficiência hídrica e energética, localização de fugas com tecnologia SAR e gestão operacional.
O Urban Water Summit é uma plataforma de discussão e partilha de conhecimento sobre as mais recentes inovações e desafios no setor da água. Esta edição conta com a presença de personalidades ligadas ao setor, como é o caso de Pimenta Machado, Nuno Campilho, Rui Pina, Alfeu Sá Marques, entre outros. O encontro é encarado como «uma oportunidade para promover a colaboração entre as várias entidades do setor e impulsionar soluções inovadores para um futuro mais sustentável.