Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

“Avaliação técnica do medicamento deve ser baseada na qualidade"

Seminário “Medicamentos de alto custo” surgiu numa altura em que o mercado tem vindo a ser confrontado com fármacos que podem chegar aos três milhões de euros

A «avaliação técnica do medicamento deve ser baseada na qualidade», frisou a secretária de Estado da Saúde e a política do medicamento deve considerar «ética, equidade e transparência». A afirmação é de Ana Povo que hoje falava na sessão de abertura do seminário “Medicamento de alto custo”, que decorre na Secção Regional do Centro - Ordem dos Farmacêuticos, organizado pelo Centro de Direito Biomédico em parceria com o Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra.

Na opinião da responsável, os medicamentos de alto custo são «um tema cujo debate tem de ser trazido a público», numa «discussão cívica e fundamentada sobre o medicamento». Ana Povo deixou ainda alguns números de 2024, realçando que até agosto já foram gastos «184,7 milhões de euros em tratamento hospitalar e «mais de 43,6 milhões de euros em ambulatório». A governante disse igualmente que o «peso da inovação no orçamento da saúde ultrapassa já o dos recursos humanos», deixando a garantia de que «está fortemente comprometido em levar a inovação ao doente mas igualmente decidido em garantir a sustentabilidade».

Este colóquio, dinamizado em formato híbrido, surgiu numa altura em que o mercado do medicamento tem vindo a ser confrontado com fármacos que podem chegar aos três milhões de euros, colocando em causa a sustentabilidade dos sistemas públicos e privados de financiamento do medicamento. Nesse sentido, no seminário foram debatidos «vários temas de relevância para o setor e para toda a comunidade», como referiu Anabela Mascarenhas, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos.

Outubro 11, 2024 . 19:43

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right