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Falta comunicação entre as escolas e as famílias

Equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra identifica, sobre a saúde mental, os principais desafios e oportunidades em ambiente escolar

A equipa do projeto “Let’s Talk About Children”, coordenada em Portugal pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, divulgou um documento no qual identifica os principais desafios e oportunidades para a promoção da saúde mental na comunidade escolar. As falhas de comunicação entre a escola e as famílias bem como entre a escola e as equipas de saúde estão entre as dificuldades encontradas.

Segundo uma nota de Imprensa ontem enviada ao nosso jornal, neste documento são identificados cinco desafios para promover a saúde mental na comunidade escolar.  Esta equipa deparou-se, no terreno, com «dificuldades em dar resposta à crescente necessidade de apoio a crianças e jovens com problemas de saúde mental, dificuldades de comunicação entre a escola e as famílias, dificuldades de comunicação entre a escola e os serviços de saúde, lacunas na formação dos professores e educadores sobre temas relacionados com a saúde mental e, finalmente dificuldades na implementação integrada de políticas sociais, educativas e de saúde».

Ao mesmo tempo, o documento aponta as oportunidades de melhoria, para que, segundo a mesma nota, «se possa estabelecer, no futuro, uma abordagem mais integrada para trabalhar com as famílias em prol do bem-estar das crianças». Intervenções para prevenção primária e secundária de problemas de saúde mental na população escolar, promoção de colaboração regular entre os professores/educadores e os profissionais de saúde mental e capacitação dos professores e educadores para reconhecerem e apoiarem crianças e jovens com problemas de saúde mental são algumas das propostas de melhoria apresentadas.

Aliás, é nesse sentido que vai ter início, amanhã, um programa de capacitação de cerca de 60 profissionais que lidam com as famílias e com as crianças nos contextos educativo e da saúde, promovida pelo “Let’s Talk About Children”. Este grupo de profissionais inclui professores e educadores desde o ensino pré-escolar até ao 12.º ano, assim como profissionais da área da saúde (psicólogos, enfermeiros, médicos) e outros técnicos superiores.

Este treino pretende potenciar a aquisição de competências para que estes profissionais possam reconhecer precocemente famílias em situação de vulnerabilidade e, através de intervenções preventivas multidisciplinares, promover as competências parentais, o desenvolvimento psicossocial das crianças e a saúde mental de toda a família.

A promoção da saúde mental entre as crianças/jovens é, como explica a equipa do projeto “Let´s Talk About Children”  , uma prioridade a nível internacional, nomeadamente para a Organização Mundial da Saúde e para a União Europeia, que recomenda aos Estados-Membros intervenções específicas no âmbito da saúde mental na juventude e educação.

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