ADSC Vale do Cobral celebra 25 anos com almoço solidário
São esperados mais de uma centena de participantes no almoço, a realizar amanhã em Meruge. Em terra de porqueiros, não podia faltar o porco no espeto, acompanhado com arroz de feijão. Um prato tradicional, que celebra os 25 anos da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral (ADSCVC). Mas o aniversário tem, este ano, um envolvimento solidário, pois é urgente e necessário angariar fundos para erguer a obra.
«Temos de assegurar mais de um milhão de euros», diz João Abreu, presidente da direção. «Mas já não falta tudo!», adianta, otimista. Isto porque, com iniciativas que a associação tem vindo a promover, em carteira já estão «quatro mil euros». Este almoço é mais um evento para «fazer dinheiro», mas também para «motivar a comunidade» que já começa a ver a empreitada a tomar forma.
Em causa está a construção de um edifício onde irá funcionar a sede a ADSCVC, que, apesar dos seus 25 anos, sempre «viveu em casa emprestada», e que contempla, igualmente, um lar, com 47 camas, «que faz muita falta à freguesia», pois não existe este tipo de resposta. No novo edifício vai funcionar também o Centro de Dia e o Apoio Domiciliário, que a associação já assegura atualmente à população local.
A construção arrancou há «três/quatro meses» e as fundações estão praticamente prontas. «Agora é subir paredes», diz João Abreu, satisfeito com o desenrolar da obra, erguida num terreno pertencente à associação, à entrada de Meruge.
O almoço está marcado para as 13h00, na Associação dos Amigos de Meruge. O programa das comemorações das bodas de prata da associação do Vale do Cobral inclui, pelas 15h30, a atuação do Grupo de Cantares Melodias do Campo, culminando com a celebração de uma missa de ação de graças pelos 25 anos da instituição e em memória dos sócios, utentes e diretores falecidos. Uma cerimónia marcada para as 17h00, que conta com o acompanhamento da Tuna e Cantares da Associação dos Amigos de Meruge.