“Guião para um país possível” em Miranda do Corvo
“Guião para um país possível”, o mais recente espetáculo de Sara Barros Leitão, apresenta-se, em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II, em Miranda do Corvo, na Casa das Artes, no dia 18 de outubro, às 21h30.
Com dramaturgia e encenação de Sara Barros Leitão e produção da estrutura artística Cassandra, interpretado por João Melo e Margarida Carvalho, “Guião para um país possível”, estreado em final de 2023 e que continua a viajar pelo país, é um espetáculo «criado a partir dos registos do parlamento português, para contar os últimos cinquenta anos da nossa democracia», refere uma nota do Teatro Nacional D. Maria II.
«No parlamento, entre as bancadas dos deputados e a tribuna com membros do Governo, existe, exatamente a meio da sala, uma secretária sem nada à volta onde trabalham dois funcionários que têm a missão de transcrever tudo o que ali é dito. Através dos seus dedos, registam-se os discursos, as intervenções, os apartes, as insubordinações e até os gestos. São centenas de milhares de páginas que registam debates, assembleias constituintes, votações, avanços e recuos nos direitos sociais, laborais e humanos, e que servem de base a esta criação», acrescenta.
No ano passado, no âmbito do programa de arte participativa Atos, desenvolvido pelo Teatro Nacional D. Maria II e pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Cassandra apresentou o projeto artístico participativo Parlapatório em Alcanena e Miranda do Corvo, tendo a presença nestes municípios alimentado a criação de “Guião para um país possível”, espetáculo que agora se apresenta a estas comunidades.