Mira recupera embarcação que representa Arte Xávega
O Município de Mira deu início à empreitada de reparação do barco de Arte Xávega “Senhor dos Aflitos”, localizado na rotunda junto à lota da Praia de Mira. A embarcação, que simboliza a forte ligação da comunidade local ao mar e à pesca, tem sofrido uma degradação significativa devido à sua exposição prolongada aos elementos naturais, pelo que a autarquia decidiu recuperar um elemento identitário do território.
O processo de recuperação envolve o revestimento completo do barco, protegendo a madeira contra infiltrações e danos futuros. As partes de madeira danificadas serão substituídas por peças novas, tratadas para assegurar que a estrutura mantenha a sua forma original e resistência.
Todos os elementos acessórios serão reconstruídos de acordo com o “design” original da embarcação, incluindo a pintura e a reprodução do nome “Senhor dos Aflitos”, garantindo, desta forma, a sua autenticidade histórica.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, «esta obra insere--se num esforço mais amplo do município para preservar a cultura e as tradições que moldam a identidade do concelho». «O barco “Senhor dos Aflitos”, enquanto símbolo da Arte Xávega, é uma peça fundamental dessa história, e tudo temos feito para garantir que esta herança se mantenha viva, valorizada e preservada para as gerações futuras», diz.
Com um investimento de cerca de 20 mil euros, esta intervenção pretende garantir a preservação e longevidade do barco, que serve como peça escultórica. A obra está previsto ser finalizada no prazo máximo de 60 dias. Recorde-se que a embarcação “Senhor dos Aflitos” naufragou na Praia de Mira em 2012.