Fernando Marques é o novo presidente da direção da ACB
«Transparência» foi a principal mensagem de Fernando Pereira Marques, empossado presidente da direção da Associação do Carnaval da Bairrada, na noite de quarta-feira. Os novos órgãos, que pediram à mesa da assembleia-geral cessante que, nos próximos dias, seja passada toda a pasta da contabilidade, foram eleitos com 44 votos a favor, 17 brancos e sete nulos.
O Espaço Inovação da Mealhada voltou a ter sala cheia, onde o ato eleitoral para o próximo triénio na ACB contou com 68 votantes. Já depois de eleito, Fernando Marques afirmou que, antes das eleições, «reuni com todos os presidentes das escolas, tendo sido claro e objetivo. Para esta equipa há dois grandes propósitos: fazer um Carnaval igual ou melhor, como até aqui, sempre em parceria e harmonia com as escolas; e trabalhar com total transparência». «Vocês já têm semanas de trabalho de avanço, nós vamos começar agora, comprometendo-nos a fazer o melhor possível pela associação e pelo Carnaval de 2025», declarou o novo presidente da direção da ACB, acrescentando, ao nosso jornal, que o primeiro passo é avançar, nos próximos dias, com a «contabilidade organizada».
Na sessão de assembleia, Helder Xabregas, novo presidente da mesa da assembleia-geral, antes da tomada de posse, elencou uma série de requisitos que devem ser feitos, na próxima semana, «na transição de poderes», nomeadamente, «informar o contabilista certificado, acreditado pela ACB, da intenção de rescisão do contrato em vigor», para que o novo o possa contactar «no cumprimento do dever da lealdade, a que ambos estão sujeitos», bem como «a cedência de todos os elementos contabilísticos à sua guarda: ficheiro SAF-T (de registos contabilísticos), senhas de acesso a Autoridade Tributária, Segurança Social e demais; e o arquivo físico da documentação tratada contabilisticamente».
Os novos órgãos sociais pediram ainda senhas de todas as plataformas digitais e «inventário, atualizado, do património administrativo e outros ativos que sejam da responsabilidade da ACB».
Os novos diigentes
A nova direção, conta além de Fernando Marques, na presidência, com Filomena Beja, na vice-presidência, Mário José Cerveira como tesoureiro, como secretária Sara Santos e ainda um secretário representante de cada escola de samba - Marcus de Souza pelos Sócios; Ricardo Ferreira pela Batuque; Carlos Louro pela Real Imperatriz; e Bruno Ferreira pela Tijuca. David Fernandes é o vogal da direção.
Na assembleia-geral Helder Xabregas é o presidente da mesa; Helder Ferreira vice-presidente; Rui Goulão secretário; e Rosa Gouveia vogal. Manuel da Conceição preside ao conselho fiscal; Hugo Rodrigues é vice-presidente e Aníbal Moreira secretário.|