Centenas de pessoas caminham em Coimbra pela vida
Uma simples caminhada que recorda o valor da vida e mostra que “Pequenos Passos, Grandes Gestos”. A iniciativa, que hoje decorreu pelas ruas de Coimbra e reuniu centenas de pessoas entre a Praça 8 de Maio e os Jardins do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, é a ação solidária e de sensibilização comunitária para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama mais emblemática na região Centro, pela sua frequência anual e simultânea em sete cidades que acolhem extensões do “Movimento Vencer e Viver”.
Joana Ferreira e Cristiana Roque são duas amigas que a vida juntou e que unidas participam nesta ação que muito lhes diz. «Comecei a participar nesta caminhada, de facto, quase há 20 anos. Muito cedo infelizmente fiquei doente, por isso, é impossível não estar aqui todos os anos», adiantou Joana Ferreira.
Já Cristiana Roque, que acompanhava a amiga Joana nesta caminhada pela vida, viu ser-lhe diagnosticado um carcinoma há, sensivelmente, um ano, e, agora, além de acompanhar a amiga participa também por causa própria. «Faço esta caminhada com a minha amiga Joana já há alguns anos e infelizmente o ano passado tive também o problema de carcinoma da mama e vou continuar esta caminhada por mim e por todos», afirmou, sem qualquer complexo.
Ambas deixaram uma mensagem para quem diagnosticada esta doença. «Estejam atentas aos sinais. Isto apanha-nos a todos, não há dúvida que pode bater à porta de qualquer uma e se ela bater nunca lhe voltem as costas, enfrentem o problema de frente», frisaram Joana Ferreira e Cristina Roque.