Lídia Jorge vence Prémio Fernando Namora
A escritora Lídia Jorge venceu o Prémio Literário Fernando Namora, no valor de 15 mil euros, com o romance “Misericórdia” (2022), instituído pela Sociedade Estoril Sol em homenagem ao escritor condeixense.
Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa, citado num comunicado da autarquia, acompanhou a cerimónia da entrega do prémio, referindo que foi «com enorme orgulho ver um ilustre de Condeixa emprestar o seu nome a uma iniciativa tão prestigiada».
«Estamos muito gratos à organização do Prémio Fernando Namora pela oportunidade de promover e homenagear um autor tão acarinhado em Condeixa e reconhecido pela comunidade literária. Ainda mais prazeroso é quando o prémio distingue alguns dos autores mais conceituados da literatura portuguesa, como é o caso de Lídia Jorge», disse Nuno Moita.
De acordo com o autarca, «a obra foi escolhida por unanimidade», tendo o júri, presidido por Guilherme D’Oliveira Martins, assinalado que se trata «de uma obra maior na bibliografia da escritora».
“Misericórdia” foi escrito por Lídia Jorge quando a mãe, internada numa instituição de terceira idade, lhe pediu que escrevesse um livro com aquele título. Trata-se de «um romance, numa escrita marcada por singular criatividade, que transfigura ficcionalmente a matéria do real que o suscita», refere o júri.