Luna tem 5 anos e luta contra a leucemia e paralisia cerebral
Luna tem 5 anos e, desde os 11 meses, que grande parte dos seus dias tem sido no Hospital Pediátrico de Coimbra. Foi, precisamente, a 11 de novembro de 2019, que a família recebeu o diagnóstico que ninguém queria ouvir: a Luna tem leucemia.
«Foi o pior dia das nossas vidas (pensávamos nós)», lê-se numa publicação da página de Facebook "Luna - Uma vida com amor". Iniciados os tratamentos de quimioterapia, a menina nunca perdeu o sorriso, acabou por ter alta e, durante um ano, a doença esteve em remissão. No entanto, numa consulta de rotina, em maio de 2021, a família volta a confrontar-se com a doença.
Seguiram-se mais tratamentos, até que surgiu um dador de medula compatível. Tudo parecia correr de feição e as expetativas eram elevadas, mas devido aos tratamentos, a menina ficou com insuficiência cardíaca, o que tornou o transplante «impossível». Seguiram-se vários internamentos e a necessidade de um transplante cardíaco.
No início deste ano, surgiu a possibilidade de, finalmente, ter um coração "novo" e a família acreditava que «a solução» para tanto sofrimento estava a chegar.
A operação aconteceu, mas, Luna sofreu uma convulsão com sucessivas paragens cardiorrespiratórias. Resultado: a falta de oxigénio no cérebro originou lesões muito graves, que resultaram em paralisia cerebral.
A menina, que, apesar dos problemas de saúde, era uma criança que brincava e falava «pelos cotovelos», deixou de andar, de falar e de comer sozinha.
Agora, com a leucemia em remissão, mas com um diagnóstico de paralisia cerebral, a família tem lançado vários apelos, solicitando caricas e tampinhas, mas também fraldas (18 kg +), toalhitas e cremes gordos/hidratantes.
Há ainda uma conta com o IBAN PT50 0045 3382 4031 1916 5972 6.