Feira do Mel e da Castanha volta a animar o Quilho
A XVI Feira da Castanha e do Mel, na localidade de Quilho, em Mortágua, decorre este fim de semana, dias 26 e 27, com gastronomia, animação cultural, venda de produtos agrícolas e uma conferência.
O certame, organizado pela Associação de Desenvolvimento Social de Quilho (ADESQ), com apoios da Câmara de Mortágua e da Junta de Freguesia de Espinho, é oficialmente inaugurado às 12h00 de sábado, mas a animação começa uma hora antes, com o grupo Michel Neves e Amigos (Vila Facaia). De tarde atua o “Duo Sanpedro”.
No Parque de Merendas do Quilho os visitantes vão encontrar, além de castanha e mel, a gastronomia local, por exemplo a sopa da matança, serrabulho, torresmos/carne do alguidar, febras e feijoada. Entre petiscos e pratos confecionados com castanhas, está garantido que haverá pão de trigo, broa caseira, vinhos, água-pé e doces.
Com envolvimento de toda a comunidade do Quilho, a feira tem um espaço reservado para atividades económicas e produtos regionais, com venda de enchidos de fumeiro, queijo Serra da Estrela, vinhos de produção local, bem como artesanato (cestaria, bordados, rendas, tapeçaria ou artes decorativas). Juntam-se, à castanha e ao mel, avelãs, nozes, pão caseiro, bolos ou licores.
No domingo a feira à moda antiga conta, a partir das 10h00, com os Gaiteiros de Penacova e, à tarde, será animada por Dj Banana e pelo grupo “Carlos Rodrigues” (Arcos de Valdevez). Pelas 16h00 começa o já tradicional magusto oferecido pela ADESQ.
Este ano será dada especial atenção ao castanheiro, ou “árvore-do-pão”, porque era a base da alimentação antes da batata e a principal fonte de hidratos de carbono no norte da Península Ibérica. Para tanto foi organizada a conferência “Como tratar o castanheiro”, marcada para as 9h30 de sábado, com técnicos da Abastena a explicaram as melhoras formas de recuperar os solos e a saúde dos castanheiros autóctones.