Mais de 1.500 crianças na 1.ª edição do Capas e Capinhas
A Associação Académica de Coimbra (AAC) conseguiu reunir mais de 1.500 crianças e 20 escolas inscritas na 1.ª edição do Projeto “Capas e Capinhas”, que decorreu de 23 a 29 de setembro no Campo de Santa Cruz. A iniciativa dedicada a alunos do 1.º ciclo (cinco a 10 anos) de escolas do município de Coimbra e arredores, contou ainda com a participação de crianças de Espinho.
Dado o sucesso da estreia, a Direção-Geral da AAC manifestou hoje a intenção de projetar uma 2.ª edição e de tornar esta semana de atividades «uma tradição anual que inspire e aproxime cada vez mais as crianças ao mundo académico de Coimbra».
As crianças participaram em 40 atividades educativas, recreativas e culturais, promovidas pelos diferentes núcleos de estudantes, secções desportivas, culturais, sociocientíficas e organismos autónomos da AAC, «desenhadas para estimular a criatividade promover a educação e, sobretudo, plantar a semente do sonho de, um dia, serem estudantes na UC».
Além das escolas nos dias úteis, no fim-de-semana mais de mil crianças aderiram sem inscrição prévia, refere a AAC num comunicado de imprensa.
A comissão organizadora composta por 24 pessoas, contou com a ajuda de cerca de 300 voluntários nesta 1.ª “Capas e Capinhas”, que foi coorganizada pela Direção-Geral da AAC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da Universidade de Coimbra e da União de Freguesias de Coimbra.