S. João goleia e já é líder isolado
S. João e Académica, no Nacional da 2.ª Divisão masculino e feminino, respetivamente, tiveram um fim de semana muito positivo, ao vencerem na condição de anfitriões que os mantém no topo das respetivas competições. No caso da turma de Pé de Cão está mesmo isolada na Série B do escalão secundário.
Na receção à equipa B do Leões de Porto Salvo B, a turma orientada por Cidinho triunfou por 6-2, naquela que foi a terceira vitória em quatro jornadas, mantendo-se ainda sem derrotas na prova e tendo ainda o ataque mais concretizador com 23 remates certeiros. Um duelo que só ficou verdadeiramente desbloqueado na segunda parte, uma vez que ao intervalo os anfitriões venciam pela margem mínima (3-2). Samuel Silva, Rúben Silas (2), Duarte Rodrigues, Fábio Madeira e Vasco Cortesão apontaram os golos da turma do concelho de Coimbra. O S. João soma 10 pontos e tem dois pontos de avanço sobre Sassoeiros e Belenenses.
As estudantes foram obrigadas a sofrer mais na receção ao Valverde, de tal forma que ao intervalo perdiam por uma bola a zero. No entanto, o descanso fez bem à Académica que com remates certeiros de Beatriz Roxo (27’) e Mariana Gandarez (38’) deu a volta aos acontecimentos e garantiu o mais importante: os três pontos. A formação academista, que tem 10 pontos, divide a liderança da Série Sul com o Viseu 2001.
No Nacional da 3.ª Divisão, o Vilaverdense estreou-se a perder, neste caso na deslocação a Pardilhó, onde mediu forças com o Saavedra Guedes. O Vilaverdense entrou a ganhar com um golo de David Lopes, que viria a bisar já depois dos anfitriões terem passado para a frente. Antes do intervalo, um autogolo de Xavier Monteiro recolocou os locais na posição de vencedores. Na segunda metade, Lucas Vidal restabeleceu a igualdade, mas perto do fim o Saavedra Guedes assegurou o triunfo. Ao cabo de três rondas, a turma do concelho da Figueira da Foz é quarta classificada com 4 pontos.
Nos escalões jovens, os sub-17 do S. João foram arrancar uma igualdade a duas bolas no reduto do Caxinas, com quem dividem a liderança da Série Norte, com 10 pontos, decorridas que estão quatro jornadas. Os sub-15 do emblema de Pé de Cão empataram a seis golos com o Nun’Álvares.
Entretanto, arrancou o Nacional de Sub-19 feminino. Se na Série D a Académica folgou, na Série E o Norte e Soure estreou-se com um desaire por 1-0 diante do Leões de Porto Salvo.