Feira do Mel e das Castanha promove produtos identitários da Lousã
A Feira do Mel e da Castanha, certame que promove dois dos produtos identitários do território, foi hoje apresentada no renovado Teatro Municipal da Lousã. O evento, intitulado pelo presidente da Câmara Municipal como «o melhor festival de outono da região Centro», vai decorrer de 22 a 24 de novembro e conta com mais de 100 expositores. Número, que ainda pode vir a aumentar, uma vez que as inscrições para a feira estão abertas «até ao final da primeira semana de novembro».
Luís Antunes destacou o facto de o certame ter «vários fatores de atratividade que complementam a oferta do certame», e que vão além do mel e da castanha, como, por exemplo, o espaço dedicado a outros «produtos endógenos», como o queijo, enchidos, cervejas artesanais e doçaria, «e o da gastronomia, onde cinco associações do concelho vão mostrar os pratos típicos do concelho». A tudo isto, diz, junta-se um «programa diversificado de animação» ao longo dos dias com várias atividades que vão desde a música, aos “showcookings”, a uma caminhada e a palestras, não esquecendo o tradicional magusto.
Na conferência, Ana Paula Sançana, da Lousãmel – Cooperativa Agrícola de Apicultores da Lousã, parceira da autarquia no certame, salientou a «inovação que ano após ano a feira vem apresentando» e confirmou que no ano de 2024 «houve uma recuperação no que diz respeito à produção de mel», sem, contudo, «ser suficiente para se falar numa ascensão».
Henriqueta Oliveira, vice-presidente da Câmara da Lousã, referiu a «importância da presença do público escolar» na Feira do Mel e da Castanha.