Museu reabilita tecnologia pioneira da era ZX Spectrum
O Museu LOAD ZX Spectrum celebrou o seu quarto aniversário com a apresentação de um projeto de recuperação de uma tecnologia de rede informática envolvendo computadores ZX Spectrum. A equipa, liderada por Hugo Pinto, apresentou o sistema resultante do trabalho de quase dois anos, na presença dos antigos engenheiros da TIMEX Portugal que o conceberam em 1986.
O espaço cultural estreou um documentário, legendado em inglês, onde relata o trabalho de preservação feito por uma equipa de voluntários, que contou com a participação de Álvaro Lopes, Paula Silva e João Encarnado.
«A recuperação da tecnologia de rede desenvolvida pela TIMEX Portugal para o ZX Spectrum representa um marco significativo para a preservação da história da informática, especialmente no contexto da inovação portuguesa. Esse esforço minucioso de resgate e pesquisa reforça o papel do museu como guardião da memória digital e ajuda na compreensão das origens e do desenvolvimento da informática», afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, sublinhando que «esta iniciativa do museu veio reafirmar o enorme potencial deste projeto inovador e destacar o seu interesse museológico, cultural, histórico e científico».
A partir de protótipos incompletos que chegaram à coleção do LOAD ZX Spectrum, e reunindo ao longo do tempo fragmentos de documentação técnica e alguns “softwares”, foi possível juntar os elementos necessários para alcançar este impressionante resultado agora apresentado.
O TENET, TIMEX Educational NETwork, foi uma tecnologia concebida para ser usada em salas de aula, na sequência do surgimento do projeto MINERVA, que introduziu os primeiros computadores nas escolas em Portugal.