Última Hora
Ttc
Star Movies 1611a3011 Horizontal
Black Week Litocar 1611 A 3011 Horizontal
Hls Coimbra Horizontal 01nov A 30nov
Pub

Nove doutores de Medicina recebem as insígnias da UC

Docentes e investigadores da Faculdade de Medicina participaram na cerimónia que lhes concedem a borla e o capelo - símbolos das insígnias - que teve lugar na Sala dos Capelos

Nove doutores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) receberam ontem, numa das cerimónias mais simbólicas e importantes desta instituição, a borla e o capelo - as insígnias.

Nesta cerimónia que juntou ontem colegas de curso, docentes de outras faculdades, amigos e família receberam as insígnias os doutores: João José Oliveira Malva, Paulo José de Miranda Lemos Romão Donato, Francisco José Fernandes do Vale, António Manuel Nunes Gaspar, Luís Miguel Catarino Curvo Semedo, Ana Margarida Coelho Abrantes, Maria João Capelo Quadrado, Sónia Margarida Alves Pereira e Natália Sofia Cláudio António.

Estes nove doutores foram apadrinhados Carlos Alberto Fontes Ribeiro, Luís Filipe Marreiros Caseiro Alves, Eunice Virginea Carrilho, José Guilherme Fernandes da Cunha-Vaz, Luís Filipe Alves, Maria Filomena Rabaça Roque Botelho, Joaquim Carlos Neto Murta, Fernando Alberto Deométrio Rodrigues Alves Guerra e Lino Manuel Martins Gonçalves, respetivamente.

A apresentação ao reitor ficou a cargo de João Malva que representou os restantes oito doutores. «Carregamos anos de dedicação a esta que é vossa e a nossa casa de ensino, de investigação e prática médica», defendeu no seu discurso, evocando a «ciência como pilar de desenvolvimento humano».

Ao evocar a ciência, a faculdade, a universidade como marcos nas suas formações, relembrou nomes como Egas Moniz, Fernando Namora, Miguel Torga, Carlos Paião, Zeca Afonso como inspirações no ensino da medicina, na investigação, na cultura e na democracia.

Num discurso marcado pela importância da ciência, do ensino e na transmissão de valores humanistas na formação de cada um dos nove doutores, João Malva afirmou: «Lembramos que na essência, na fábrica do corpo humano, todos somos iguais e que todos somos diferentes na nossa individualidade».

Os Elogios dos Doutores e dos Padrinhos ficaram a cargo, respetivamente, de Manuel Marques Ferreira e António Celso Dias Pais Pereira, docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a quem coube evidenciar os percursos notáveis e respeitáveis de cada um dos doutores presentes.

A última cerimónia de Imposição de Insígnias decorreu no passado mês de maio e seis doutores da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra  também receberam a borla e o capelo.

Novembro 1, 2024 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right