Chuva forte e trovoada em todo o território
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, a partir da tarde de hoje, uma mudança gradual das condições meteorológicas, com a ocorrência de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, na generalidade do território.
Dez dos 18 distritos de Portugal continental, sobretudo no centro e sul do território, estão entre hoje e terça-feira sob aviso amarelo devido a “precipitação, por vezes forte”, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) por precipitação entrou em vigor às 14:00 nos distritos de Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre e Setúbal, de acordo com o IPMA.
Nesses locais, a previsão meteorológica para hoje é de “períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser localmente intensos e acompanhados de trovoada nas regiões Centro e Sul”, e “vento por vezes forte nas terras altas”.
O aviso prolongar-se-á até terça-feira para os distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, mas também adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.
Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, são, igualmente, recomendações a seguir face a possibilidade de inundações e instabilidade.