Areaclientedc
Última Hora
Mcoutinho
Natalserrano
Pub

Ciclo Orphika com mais de 40 eventos da música à arte

Concertos, performances e workshops fazem parte de uma programação eclética que arranca esta sexta-feira e se estende-se até ao dia 8 de dezembro

O Ciclo Orphika já vai na 6.ª edição e vai realizar-se entre a próxima sexta-feira, dia 8, e 8 de dezembro em vários espaços da cidade, «dos mais comuns aos mais inusitados», desvendou o vice-reitor, Delfim Leão, durante a conferência de imprensa que se realizou esta manhã para apresentar a programação completa.

Ao longo de um mês, a programação do Ciclo Orphika contempla, na sua maioria, concertos e performances, mas também integra um conjunto de «eventos convergentes».

Para além dos espetáculos em si, o ciclo dinamizado pela Universidade de Coimbra, conta com uma programação de workshops, conversas e reflexões. «Os eventos convergentes que tipicamente expandem a experiência de fruição (...) e pretendem que haja um diálogo maior com o público», explicou Delfim Leão, acrescentando que estes eventos pretendem «dar a conhecer melhor os artistas ou capacitar o público».

Desde a música erudita à música mais tradicional, o ciclo Orphika tem trazido até ao público espetáculos únicos, nomeadamente de música erudita. «De facto, cerca de dez concertos são de música erudita que tem sido uma presença forte em cada edição», explicou Delfim Leão, principalmente, porque são «espetáculos que unem a investigação que se realiza sobre este tema na Universidade de Coimbra».
O Orphika arranca já esta sexta-feira com o espetáculo “Não vamos inventar a Roda», um teatro pelas “mãos” do GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra) que junta a dança, o teatro e a música no Teatro de Bolso do TEUC, no edifício da Associação Académica de Coimbra (AAC). No sábado, a Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra recebe o concerto de música erudita “Vozes e Instrumentos de Santa Cruz no séc. XVI”, pela Associação Cultural Voz de Fora.
“Classic Tango” é o nome do espetáculo dinamizado pela Associação dos Antigos Tunos da UC e que vai ter lugar no auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, no próximo dia 17 de novembro.
A programação completa deve ser consultada no site . A maioria dos eventos é de entrada gratuita, porém sujeitos a reserva prévia.

Novembro 4, 2024 . 17:04

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right