Última Hora
Hls Coimbra Horizontal 01nov A 30nov
Caminhos 16 A 23 Novembro 2024
Sao Silvestre Horizontal Ate 14 Dez
Pub

Exercício A Terra Treme marcado para amanhã

Às 11h05 de terça-feira, todos devem fazer o exercício dos três gestos simples (baixar, proteger e aguardar) que pode salvar vidas em caso de sismo

O que cada cidadão, ou a população em geral, deve fazer em caso de terramoto é o mote da 12.ª edição anual do Exercício de Sensibilização para o Risco Sísmico, que se realiza amanhã, às 11h05, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (World Tsunami Awareness Day).

Denominada “ A Terra Treme”, esta ação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), é um exercício nacional, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, que visa “capacitar a população” para saber como agir em caso de sismo.

«Saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar», é a finalidade desta jornada que a ANEPC propõe a todos os cidadãos.

A Proteção Civil explica, em comunicado hoje divulgado, que «o exercício compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo». No âmbito deste simulacro, a ação “desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar”.

A ANEPC lembra que a iniciativa tem tido “uma adesão expressiva” por parte da população escolar, graças também ao envolvimento da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

Novembro 4, 2024 . 20:37

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right