"Encontros de cinema" na Mealhada discutem impacto das artes na região
Já passou um ano desde que o Município da Mealhada se estreou com a organização da primeira edição de “Encontros de Cinema na Mealhada” – iniciativa destinada a envolver os jovens em debates, projeções e atividades em torno do cinema e do mundo audiovisual. Este ano, o concelho decidiu reiterar a experiência e organizar mais uma sessão, esta sexta-feira, pelas 10h00, no Cineteatro Municipal Messias. Desta vez, o foco é a importância das artes no desenvolvimento do território.
Serão, pois, discutidos o impacto do Plano Nacional das Artes na região Centro, assim como as mudanças, no território, decorrentes da aposta na Cultura e na Educação.
O programa prevê ainda a visualização de curtas-metragens realizadas pelos finalistas da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL); a exposição das propostas de logótipos “Encontros” realizadas pelos alunos da EPVL e do Agrupamento de Escolas da Mealhada (AEM); e a apresentação, pelo comissário Paulo Pires do Vale, do Plano Nacional das Artes.
O dia termina com uma sessão (21h00) de homenagem ao recentemente falecido cineasta e escritor António-Pedro Vasconcelos, no decorrer da qual será projetado o filme “Perdido Por Cem”. «Rodado em 1971, ainda em pleno Estado Novo e durante o decurso da Guerra Colonial, “Perdido Por Cem” só viria a estrear em abril de 1973, um ano antes da Revolução dos Cravos», lê-se na nota divulgada. «É a primeira longa-metragem de António-Pedro Vasconcelos e foi também o primeiro filme português a ser gravado com som direto», lê-se ainda.
Com “Encontros de Cinema”, a região da Mealhada posiciona-se «como um espaço amigo do cinema, incentivador da criatividade e do talento local e captador de novas produções».
Desenvolvido em parceria com a CineClub Bairrada e a Aderno - Associação Cultural, o evento é aberto ao público.