Faleceu Maria Manuela Mendonça, ex-diretora do Sobral Cid
Maria Manuela Ribeiro da Fonseca Esteves de Mendonça, que foi diretora hospitalar do Sobral Cid, durante quatro mandatos consecutivos, faleceu hoje, aos 92 anos.
Natural de Lisboa, onde nasceu em 1932, licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1957, tendo-se especializado em medicina psiquiátrica, em 1962, e pedopsiquiatria.
Seguiu desde o início a carreira hospitalar e desenvolveu atividade clínica e de investigação, formação de técnicos de saúde e de educação e exerceu docência universitária em Lisboa e Coimbra. Assumiu cargos de chefia e direção, de organização e gestão, no ex-Instituto de Assistência Psiquiátrica e Direção de Serviços de Saúde Mental.
Aposentou-se como diretora hospitalar do Hospital Psiquiátrico Sobral Cid, em 1963, cargo que desempenhou durante quatro mandatos sucessivos.
Maria Manuela Ribeiro da Fonseca Esteves de Mendonça foi também sub-diretora do Centro de Medicina Pedagógica de Coimbra do Ministério da Educação, consultora do Centro de Estudos da Profilaxia da Droga, presidente da Comissão da Especialidade de Neuropsiquiatria Infantil e presidente da Direção do respetivo Colégio da Ordem dos Médicos.
No seu curriculum constam ainda algumas dezenas de trabalhos científicos publicados em Portugal, mas também noutros países europeus, Estados Unidos e Canadá.
A Maria Manuela Mendonça são associadas investigações pioneiras, algumas das quais premiadas pelas Sociedade de Neurologia e Psiquiatria, Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e Sociedade de História da Medicina da Bulgária.
É membro honorário de sociedades científicas nacionais e estrangeiras e tem louvores da Direção de Serviços de Saúde Mental e do Ministério da Saúde.
Era natural de Lisboa e residia em Coimbra. O funeral realiza-se sexta-feira, às 10h00, da Igreja de Coselhas (Igreja de Nossa Senhora de Fátima) para o cemitério da Conchada. O velório realiza-se a partir das 9h00.