Obras na Casa do Cinema de Coimbra arrancam em abril/maio de 2025
A requalificação da Casa do Cinema de Coimbra, localizada no rés-do-chão do edifício Avenida, vai avançar entre abril e maio de 2025, garantiu Tiago Santos na apresentação da 30.ª edição dos festival Caminhos do Cinema Português (CCP) – vai decorrer entre 16 e 23 de novembro - que decorreu esta manhã no Teatro Académico Gil Vicente.
De acordo com o diretor do festival CCP, «as obras deverão demorar, sensivelmente, nove meses uma fez que será uma intervenção de fundo». Durante este período de tempo, diz o responsável, os CCP deverão «ocupar, temporariamente, o auditório da Escola Secundária José Falcão».
Já José Manuel Silva adiantou que a Câmara de Coimbra «vai procurar que esta intervenção tenha acesso a financiamento» mas que «independentemente disso a obra terá de ser executada, sob pena de colocar em causa o projeto Casa do Cinema». O presidente da autarquia reconheceu ainda que o investimento nesta requalificação ascenderá «às centenas de milhares de euros», sem precisar, contudo, a verba exata.
Todavia, aquando das comemorações do 3.º aniversário da Casa do Cinema de Coimbra, a autarquia abordou a necessidade de dotar a sala de cinema do rés-do-chão do edifício Avenida com condições que satisfaçam a estratégia municipal para a cultura e de forma articulada com os gestores do espaço, o município disse que iria investir cerca de 520 mil euros na requalificação do edifício.