O primeiro-ministro indigitou hoje para o exercício de funções como secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa, o embaixador Vítor Sereno, de 53 anos, que é natural de Coimbra.
Licenciado em Direito (área jurídico-económica) pela Universidade de Coimbra e mestre em "Business Communication" pelo ISCEM, Vítor Sereno iniciou a carreira como advogado e consultor fiscal. É diplomata de carreira desde 1997 e, desde 2013, Chefe de Missão, sendo embaixador de Portugal no Japão desde março de 2022. Foi embaixador de Portugal no Senegal e não residente na Costa do Marfim, Guiné-Conacri, Gâmbia, Burquina Faso, Libéria e Serra Leoa (2018-2022), para além de ter sido Cônsul-Geral de Portugal em Macau, Estugarda e Roterdão, entre outras funções
Vítor Sereno foi chefe de gabinete do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e do secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, sendo que, a nível académico, exerceu funções de professor convidado do Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM) e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Foi condecorado com a Grande Cruz da Ordem do Mérito, a Comenda da Ordem do Leão do Senegal, o Título Honorífico de Prestígio da Região Administrativa Especial de Macau e a Comenda da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha. Recebeu, entre outras distinções, o Prémio "Francisco de Melo Torres" da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) como diplomata económico do ano em 2019.