ExpoMêda dá a conhecer riqueza económica do concelho
Está marcada para amanhã, sexta-feira, às 16h00, a abertura e inauguração da 14.ª edição da ExpoMêda, com uma cerimónia presidida por Hernâni Dias, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, seguindo-se depois uma visita à feira, com cumprimentos a todos os expositores. Mais uma vez, o município da Mêda aposta neste certame, que leva sempre muitos visitantes ao concelho, durante os quatro dias da feira, de amanhã até segunda-feira. Para João Mourato, presidente da Câmara Municipal da Mêda, a ExpoMêda resulta de«uma conjugação de esforços no sentido de permitir aos expositores (produtores locais e empresários) dar a conhecer o seu trabalho, produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento do concelho. Nesse sentido, a ExpoMêda – Feira de Atividades Económicas aprsenta, na Nave de Exposições, os principais setores de atividade do concelho e os produtos endógenos do território. O vinho volta a ser um dos produtos de eleição, já que o concelho da Mêda integra duas regiões demarcadas, o Douro Superior e a Beira Interior, o que fez deste território uma referência em termos vitivinícolas. De resto, porque estamos em pleno Outono, outro produto de eleição é a castanha que, aliás, dá o mote para a realização do magusto no dia 11, dia do Município, com a Câmara Municipal a convidar ao convívio em dia de S. Martinho. Depois, na ExpoMêda, não vão faltar outros produtos endógenos, como a amêndoa e o azeite, com os amendoais e os olivais a marcarem a paisagem do concelho, sem esquecer também o mel e a maçã. É, portanto, uma oportunidade para apreciar todos estes produtos e conhecer o trabalho das coletividades concelhias, desde associações e outras instituições que têm um papel determinante, seja no apoio social e na vida cultural do concelho.
Dia do Município a 11 de novembro
O ponto alto da ExpoMêda é o Dia do Município que se celebra a 11 de novembro, dia de S. Martinho, com uma sessão solene, marcada para as 11h00, nos Paços do Concelho e que é presidida por Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, além de muitos convidados entre autarcas e outras entidades regionais. Para João Mourato, «é um verdadeiro dia de festa para todos os munícipes», já que é durante a sessão solene que vão ser homenageados, com medalha de mérito municipal, oito funcionários da autarquia com 15 e 20 anos de serviço. De resto, é também durante esta sessão solene que será entregue aos munícipes o boletim municipal e que o presidente da Câmara anunciará algumas das obras que vão ser será o caso da requalificação das Piscinas Municipais, da Casa da Cultura e do Solar do Morais, e da Casa da Cidadania, entre outras.
Tiago Silva encerra festejos
Um programa diversificado, sempre com artistas nacionais, marca o programa cultural da ExpoMêda, com nomes de referência no panorama musical português, com destaque para os D.A.M.A. e para o conimbricense Tiago Silva, a fechar as festas na segunda-feira. Assim, o primeiro dia de festa abre os concertos com os Karetus a subirem ao palco, com a festa a ter continuidade com a presença eletrizante da dj Sara Santini. No segundo dia, são os D.A.M.A. a subir ao palco, enquanto domingo é a vez de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio e, no último dia, é a vez de Tiago Silva. Pelo meio, e ao longo das tardes, será a vez de artistas e grupos locais subirem ao palco, nomeadamente do Centro de Formação Musical de Mêda (Gonçalo Semblano e Sandro Almeida) Carlos Pedro, Cavaquinhos da Academia Sénior da Mêda - dia 8. Já o Grupo de Cantares do Poço do Canto e Edgar Petejo, do Centro de Formação Musical, atuam dia 9 e, no domingo, cabe a vez a Pedro Prata, um artista local que sobe ao palco às 21h00, antes do Quim Roscas e Zeca Estacionâncio. O encerramento dos festejos, dia 11, está previsto para as 18h00, sendo que Tiago Silva atua às 16h00.