ExpoMêda promove “potencialidades do território”
A ExpoMêda – Feira das Atividades Económicas abriu portas para, ao longo de quatro dias, mostrar aos milhares de visitantes que o município esperas que passem pela Nave de Exposições do Mercado Municipal as potencialidades do território.
São mais de 110 expositores que promovem os vários setores de atividade e os produtos endógenos do concelho do distrito da Guarda. O vinho volta a ser um dos produtos de eleição, já que o concelho da Mêda integra duas regiões demarcadas, o Douro Superior e a Beira Interior, o que fez deste território uma referência em termos vitivinícolas. O outro produto de eleição é a castanha que, aliás, dá o mote para a realização do magusto no dia 11 (segunda-feira), porém, que decidir visitar a ExpoMêda vai poder encontrar uma variedade de produtos endógenos, como a amêndoa e o azeite, sem esquecer também o mel e a maçã. É, portanto, uma oportunidade para apreciar todos estes produtos e conhecer o trabalho das coletividades concelhias, desde associações e outras instituições que têm um papel determinante, seja no apoio social e na vida cultural do concelho.
Na inauguração do certame que João Mourato considera ser «o maior evento demonstrativo das potencialidades do território», o presidente da Câmara Municipal da Mêda referiu que o principal objetivo passa «por chamar pessoas de fora e criar dinâmicas para os agentes do território», bem como «alavancar a economia local». «Este evento catapulta o concelho para ser conhecido no país e em Espanha», dado a sua proximidade com o país vizinho.
No fundo, a ExpoMêda na ótica do autarca resulta de «uma conjugação de esforços no sentido de permitir aos expositores (produtores locais e empresários) dar a conhecer o seu trabalho, produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento do concelho.
«Pode dizer-se que este certame é um gasto mas o meu pensamento é que este tipo de iniciativas são importantes para promover o território», destacou o autarca, sublinhando que os municípios «não podem estar alheados das populações» e a feira engloba «grande parte daquilo que se produz no concelho e do que as pessoas precisam».
A presidir a inauguração da ExpoMêda esteve o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que na sua intervenção afirmou a «relevância do evento» para o concelho. «São 110 expositores que revelam a dinâmica do território, por isso, a importância deste tipo de eventos é crucial para o desenvolvimento económico», precisou o governante.