Dois casos de Língua Azul em Oliveira do Hospital
Língua Azul está a afetar os ovinos um pouco por todo o país. A doença já matou milhares de animais e, segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o vírus já atingiu todos os distritos de Portugal continental. A doença viral, provocada por uma picada de mosquito, leva à febre catarral ovina e, consequentemente, à morte dos animais.
A patologia tem gerado muita preocupação entre os agricultores e pastores, uma vez que os animais não estão vacinados contra este vírus. Uma preocupação que se estende à Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE). «Isto preocupa-me porque a vida de pastor já é difícil, eles já têm grandes dificuldades», refere Manuel Marques, presidente da associação.
Para o responsável, o que se verifica no país já se traduz num «surto», sobretudo «na região do Alentejo». Segundo Manuel Marques, na Região Demarcada da Serra da Estrela já há dois casos identificados, nomeadamente no concelho de Oliveira do Hospital. «O nosso médico veterinário Miguel Miranda foi chamado à instalação, recolheu o sangue para análise e, de facto, provou-se que é mesmo a doença da Língua Azul», explica.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: