APIN totaliza investimentos superiores a “40 milhões de euros” em 10 municípios
A APIN - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior investiu, nos últimos dois anos e meio, mais de «40 milhões de euros» nos 10 municípios que integram a entidade, nomeadamente, Lousã, Vila Nova de Poiares, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Ansião e Penela.
O números foram tornados públicos hoje no âmbito do roteiro de visitas que a entidade está a promover a investimentos efetuados, no sentido de «dar conta do trabalho desenvolvido em prol das populações dos 10 concelhos», afirmou João Miguel Henriques. Na Lousã e em Vila Nova de Poiares, cujas visitas o Diário de Coimbra acompanhou, a APIN já investiu «7,2 milhões de euros», sublinhou o presidente do conselho de administração da empresa, destacando que as principais áreas de intervenção foram o «abastecimento de água, o saneamento, a eficácia hídrica e a recolha de resíduos».
«Todas as empreitadas são importantes, naturalmente, umas têm maior dimensão do que outras, mas todas elas são muito importantes para a APIN. No entanto, o investimento que foi feito ao nível da eficiência hídrica (5 milhões de euros), que é uma das grandes dificuldades do território, vai permitir-nos poupar muito dinheiro ao longo do tempo», disse o também presidente da Câmara de Poiares.
Por seu turno, Rui Simões referiu que a grande fatia do investimento foi alocada para a extensão da rede de saneamento. «Essa extensão está concluída. Os projetos estão fechados e diria que 90% das pessoas já estão em condições de se ligar e esses 10% que faltam. Ou seja, já terão recebido notificação com informação de que têm o serviço de saneamento disponível», frisou o diretor executivo da APIN.
Amanhã, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Ansião e Penela são os municípios que a APIN vai demonstrar o trabalho executado.