CODU de Coimbra com falhas no sistema informático
O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra foi um dos quatro, juntamente com Lisboa, Porto e Faro a registar falhas nos sistemas informáticos durante a manhã de hoje, confirmou a Comissão de Trabalhadores do INEM. O problema acabou por não trazer consequências porque, de acordo com a mesma fonte, os profissionais reforçaram as equipas, evitando que houvesse chamadas em espera.
«Os profissionais do INEM acorreram de forma célere, de modo a reforçar as equipas que já se encontravam escaladas para os CODU e no momento a informação que dispomos é que não existem chamadas em espera e estão a ser envidados todos os esforços para repor o normal funcionamento dos serviços», salienta, em comunicado, a Comissão de Trabalhadores, agradecendo «a todos os profissionais das várias carreiras que se mobilizaram e demonstraram inequivocamente que os cidadãos» podem contar com eles.
O alerta para os constrangimentos no sistema informático do INEM foi dado pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) e pela APROSOC – Associação de Proteção Civil. Na sequência deste alerta, INEM assegurou em comunicado que o atendimento, triagem e acionamentos de meios de socorro estavam a funcionar, não existindo chamadas em espera.
«Qualquer alteração destas circunstâncias será comunicada às populações, como é habitual, dentro da política de transparência que o INEM sempre segue», afirma o Instituto Nacional de Emergência Médica num comunicado divulgado às 11h50 de ontem.
O INEM recorda a importância de uma utilização responsável do Número Europeu de Emergência 112, que deve ser contactado apenas em situações de emergência, para garantir que os recursos estejam disponíveis para quem realmente precisa.
Para outras situações, os cidadãos devem contactar o SNS24 através do número 808 24 24 24.