Terras da Chanfana “piscam o olho” a nuestros hermanos
Experiências únicas e roteiros irresistíveis é o que a região tem para oferecer. O convite é da Dueceira que, pela primeira vez, leva a território espanhol a marca Terras da Chanfana. Um projeto identitário, que reúne os municípios de Miranda do Corvo, Lousã, Vila Nova de Poiares e Penela, e se apresenta na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Interior, que começa hoje em Valladolid. Durante três dias, o objetivo é promover a marca e conquistar os vizinhos espanhóis.
Ana Souto, coordenadora da Dueceira, aponta a «proximidade» com Espanha como um dos argumentos que ditou a participação no certame. Sublinha, igualmente, o «muito interesse e curiosidade» que tradicionalmente os espanhóis demonstram pela Região Centro e que se repercute no facto indiscutível de vir de Espanha a maior fatia de turistas que visita o território. «Somos a praia mais próxima e Coimbra, cidade património da UNESCO, é muito atrativa», considera, assumindo que o “jogo” destes fatores pode contribuir para a atratividade do território e a FITUR é o espaço ideal para o apresentar.
«É uma feira de turismo de interior e, neste segmento, é um dos certames com mais expressão a nível europeu», que tem uma média de «40 a 45 mil visitantes» e reúne «mais de mil destinos identificados». A marca Terras da Chanfana quer fazer a diferença e, apesar da primeira experiência, está empenhada em “piscar o olho” aos espanhóis e conquistar visitantes.
Nesse sentido, foi preparado um stand institucional. Com cerca de 30 m2, «o que já dá visibilidade», refere Ana Souto, que destaca a grande aposta na imagem para divulgar as propostas turísticas, o Roteiro Terras da Chanfana e «o que temos de melhor», procurando «captar a atenção dos visitantes» para a componente gastronómica, designadamente para a chanfana, mas também para o turismo de natureza e de base comunitária, para os produtos tradicionais, o património natural e edificado e para as atividades que ali se podem desenvolver. Uma referência especial para o turismo acessível, «uma das nossas bandeiras», sublinha. “Porque aqui tudo tem sentido(s)!!!” dá o mote geral à participação.
Contrariamente ao que acontece na Feira Internacional de Turismo, BTL, em Lisboa, a componente gastronómica não tem espaço na INTUR. Todavia, a Dueceira vai apresentar uma prova de licores, a geropija de Moinhos, os Vinhos Terras de Sicó, o Licor Beirão e os enchidos de Foz de Arouce. Uma forma de “abrir o apetite” para uma próxima visita.|