Coimbra iTEC faz balanço positivo do Business Summit
Olhar para a Inteligência Artificial como uma ferramenta indispensável no avanço da sociedade tornou-se fundamental para que as empresas encontrassem nestas ferramentas modos de trabalho mais produtivos, de agilizar processos e, no fundo, aumentar o capital do tecido empresarial. Esta foi uma das ideias defendidas pelos vários oradores que subiram ao palco do auditório no Coimbra Business School | ISCAC na 2.ª edição do Business Summit, uma organização da Coimbra iTEC.
«Este evento conseguiu que apenas num dia e em poucas horas se falasse de Inteligência Artificial numa linguagem acessível a todos, desde os empresários com pequenos negócios, às grandes empresas», afirmou Érica Castanheira, presidente da Coimbra iTEC, em conversa com o Diário de Coimbra, no final do evento que juntou dezenas de participantes.
"Conseguimos que se falasse de Inteligência Artificial numa alinguagem acessível a todos"
«Conseguimos perceber em que ponto estamos e que trabalho ainda temos de fazer, porque mais do que IA nos dê respostas é importante saber fazer as perguntas certas e esse é um desafio para nós», disse.
O impacto nas empresas, a capacidade de implementarem estas ferramentas com recurso a sistemas de IA, nomeadamente, na capacitação dos trabalhadores foram algumas questões discutidas no encontro que contou com a presença de representantes de grandes empresas como a Microsoft, Sonae MC, Mangroup, entre outros como oradores.
3.ª edição do Business Summit será sobre ESG
No final do dia de mesas-redondas e paineis de debate, a organização do Business Summit desvendou qual o tema da próxima edição: ESG (Environmental, Social and Governance). Para muitos pode ser um conceito novo, mas a presidente da Coimbra iTEC esclarece que o conceito não é novo, mas a abordagem sim.
«No fundo é uma nova abordagem de reportar sustentabilidade por parte das empresas e organizações», esclareceu.