Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Unicef Portugal pede reforço de investimento na prevenção do abuso sexual de crianças

Unicef Portugal pede o "fim da cultura do silêncio" e recomenda ao Estado português a adoção de medidas para a proteção das crianças

A Unicef Portugal pediu hoje, em sede de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), o "reforço do investimento" na prevenção do abuso sexual de crianças e o apoio a pais, cuidadores e familiares.

"O Orçamento do Estado para 2025 deve prever o reforço do investimento nas respostas sociais centradas na prevenção do abuso e proteção da criança, garantindo a sua dignidade e capacidade de desenvolvimento, bem como o apoio aos pais, cuidadores e familiares", refere a organização em comunicado.

Segundo a Unicef Portugal, "este é o momento" para o país agir, "adotando novas medidas e reafirmando o seu compromisso com os direitos da criança para a eliminação do abuso sexual" de menores.

O comunicado é divulgado nas vésperas do Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, que se assinala na segunda-feira.

Na nota, a Unicef Portugal pede o "fim da cultura do silêncio" e recomenda ao Estado português a adoção de medidas para a proteção das crianças, como "mecanismos permanentes, seguros, confidenciais e céleres de aconselhamento, queixa e denúncia, acessíveis e adequados à idade e estádio de desenvolvimento da criança".

A organização defende, igualmente, a "formação especializada" e "supervisão regular" de profissionais que lidam com crianças, como médicos, enfermeiros, educadores, professores, escuteiros, catequistas e treinadores, e um "sistema de avaliação prévia de idoneidade" dos candidatos a trabalho ou voluntariado com crianças, "a começar pela verificação do registo criminal".

A lista de medidas propostas inclui, ainda, a recolha, análise e difusão de dados sobre abusos por uma entidade independente, que identifique "tendências, lacunas e prioridades de intervenção", bem como a sensibilização pública para "a prevenção e o combate à violência infantil", priorizando a divulgação de informação destinada à criança, "em linguagem acessível e adequada à sua idade".

A proposta do Governo do OE2025 foi aprovada pelo parlamento na generalidade em 31 de outubro. A votação final global está agendada para 29 de novembro, depois de discutidas e votadas as propostas de alteração apresentadas pelos partidos.

Novembro 15, 2024 . 21:53

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right