Bombeiros obrigados a partir paredes para combater incêndio no edifício do antigo ISCAC
Um incêndio deflagrou esta manhã no edifício do antigo ISCAC, na Rua Luís de Camões, em Santo António dos Olivais. O alerta foi dado depois das 11h00 e quando os bombeiros chegaram ao local saía muito fumo negro do interior do edifício, que, neste momento, está em situação de ruína e não utilizado, à espera do arranque das obras da nova residência de estudantes da Universidade de Coimbra, a quem pertence o edifício.
O combate ao incêndio foi dificultado pelo facto de o edifício estar emparedado (janelas e portas) ao nível do primeiro andar, o que obrigou os bombeiros a aceder ao interior através de uma escada e ainda a partir a zona das portas e janelas, não só para aceder o local, mas principalmente para facilitar a ventilação e a desenfumagem, como explicou ao Diário de Coimbra, o sub chefe José Antunes, dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.
Segundo o que o Diário de Coimbra conseguiu apurar no local, o edifício estará a ser ocupado por terceiros, uma vez que o cadeado do portão do edifício é muitas vezes encontrado aberto, havia colchões e sinal de ocupação num anexo do prédio e também uma pequena abertura numa janela. Ao Diário de Coimbra, a mesma fonte dos Bombeiros Sapadores garantiu que não foi encontrado ninguém no interior do edifício.
O incêndio, com os bombeiros combateram munidos de máscaras anti-fumo, obrigou ao corte da circulação na Rua Luís de Camões. No local estiveram elementos da PSP de Coimbra, que tomou conta da ocorrência, assim como responsáveis da Universidade de Coimbra.
Reportagem completa na edição de amanhã do Diário de Coimbra