Lufapo Hub abre portas sábado para se dar a conhecer
Sábado é dia de conhecer mais de perto o que é o Lufapo Hub. Entre as 10h00 e as 16h30, aquele espaço, no Loreto, estará de portas abertas para conhecer os ateliers, participar em workshops e explorar o mercado com peças e produtos dos residentes nesta incubadora e espreitar o lado mais íntimo e criativo dos artistas, ver o processo de trabalho ao vivo e descobrir como tudo é feito. Pode, inclusive, aproveitar para preparar o Natal, adquirindo presentes sustentáveis e inclusivos para os seus familiares e amigos.
Neste momento, o Lufapo Hub - um centro de inovação e empreendedorismo localizado em Coimbra - conta com mais de 40 projetos empresariais, 20 dos quais de indústrias criativas, sendo focado em apoiar startups, scaleups, freelancers e criadores.
Desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), o Lufapo Hub «visa criar um ambiente de cocriação e desenvolvimento de negócios, especialmente nas indústrias criativas e tecnológicas».
O Lufapo Hub está instalado no complexo histórico que abrigava uma importante indústria cerâmica, cuja atividade remonta à década de 1920. O nome "LUFAPO" é derivado de "LUsitânia, FAianças e POrcelanas", refletindo sua origem na indústria cerâmica. A iniciativa também se alinha ao movimento "New European Bauhaus", que visa promover a sustentabilidade, inovação e inclusão em espaços comunitários.
O espaço oferece uma variedade de instalações, como coworking, salas de reunião, laboratórios, auditório e ateliês para ceramistas, incentivando a inovação e a utilização de novas tecnologias, como a impressão 3D em cerâmica. Além disso, o Lufapo Hub busca facilitar a colaboração entre setores tradicionais e emergentes, promovendo programas de mentoria e eventos voltados para a digitalização e o empreendedorismo.