Penela aprova Plano de Saúde gratuito
A Câmara de Penela aprovou a contratação de um novo Plano de Saúde gratuito, que permitirá – aos habitantes do concelho e a partir do ano que vem – o acesso a descontos em serviços de saúde complementares ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
«A aquisição de um Plano de Saúde para a nossa população é o início do cumprimento do nosso compromisso eleitoral de possibilitar acesso a serviços de saúde, inclusive consultas, a preços reduzidos aos penelenses», frisou o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nogueira dos Santos. Trata-se, pois, de um compromisso que tinha para com a população desde 2021, e que se concretizou, esta semana, com a aprovação da proposta, por maioria de votos, com um preço-base de 58.806 euros.
Na prática, os penelenses – e respetivos descendentes menores – que estiverem inscritos na base de dados do recenseamento eleitoral no concelho vão passar, a partir do ano que vem, a usufruir, gratuitamente, do novo programa, que oferece descontos em consultas, exames e outros serviços de saúde privados. Prevê-se que consultas de clínica geral e enfermagem ao domicílio rondem os 25 euros, e que consultas nas áreas da Oftalmologia, Cardiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e Dermatologia não excedam os 35 euros. «O Plano de Saúde prevê ainda um preço máximo a suportar pelos penelenses de 15 euros em sessões de Fisioterapia, 25 em Terapia da Fala, 15 em Consultas ao Domicílio, 50 em consultas de urgência e 10 em vídeo-consultas», lê-se no comunicado. Serão também aplicados descontos até 35% no acesso à rede de óticas convencionadas, assim como até 15% para o acesso a farmácias convencionadas e exames de diagnóstico. O acesso à medicina dentária será, por sua vez, ilimitado, dentro dos valores convencionados com as clínicas. «Se o orçamento o permitir e caso se justifique, o apoio poderá ser aumentado todos os anos», especificou o presidente.
Segundo o autarca, o plano surge como complementar ao SNS.