Ordem presta homenagem a médicos de Coimbra
Cinco médicos de Coimbra: Ávila Costa, Frederico Teixeira, Hélder Roque, Lívia de Sousa e Manuel Antunes foram ontem homenageados pela Ordem. Uma cerimónia realizada no âmbito do 17.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, que hoje termina no Auditório da Reitoria da Universidade Nova, em Lisboa, dedicado ao tema “Inteligência Artificial e Medicina”.
«Estamos a homenagear quem personaliza na perfeição o que é “ser médico” e quem tanto se dedicou e continua a dedicar aso seus doentes, guindando a Medicina portuguesa aos maiores patamares de excelência e humanismo», afirmou o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem, citado numa nota de imprensa. Manuel Teixeira Veríssimo fez ainda notar que «estamos a distinguir as carreiras destes colegas e, neles, destacamos e fazemos uma sentida homenagem a todos os médicos. São colegas extraordinários, de elevado mérito, profissionalismo e empenho, que muito orgulham a Ciência e a Medicina portuguesa», disse.
Além dos médicos de Coimbra, a Ordem agraciou com a Medalha de Mérito mais 13 clínicos de todo o país, em reconhecimento da sua «dedicação, competência e notoriedade do trabalho realizado ao longo das suas carreiras. Médicos cujo desempenho contribuiu «de forma relevante para a dignificação da profissão médica, da Medicina em geral e da Humanidade», valores «desde sempre defendidos pela Ordem», adianta a nota da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.